Alexandre Audi

O que é harmonização facial e o que envolve

Conheça o procedimento mais procurado nos consultórios estético

A harmonização facial (HOF) é uma série de procedimentos estéticos para tornar o rosto de mulheres e homens mais harmônico. Muita gente tem buscado essa prática nos consultórios de cirurgia plástica com o objetivo de realçar a beleza facial. Certamente, você já deve ter percebido pessoas famosas afirmarem que se submeteram a prática. Atualmente é muito comum esse tipo de tratamento.

O HOF visa melhorar e evidenciar os traços da face, reduzindo os efeitos do envelhecimento, provocado pela perda da elasticidade da pele e queda dos tecidos. Entretanto, o conjunto de intervenções no rosto não serve apenas para rejuvenescimento, mas para aquelas pessoas que querem uma aparência facial proporcional e harmônica, por meio da correção da simetria.

A harmonização favorece as linhas naturais do rosto, destacando a beleza individual. Muitos jovens optam por essa técnica, principalmente mulheres. Leia mais sobre harmonização facial e saiba o que esperar desse tratamento. 

Benefícios da harmonização facial

A tecnologia e a inovação têm ajudado muito a melhorar as técnicas de cirurgia plástica e procedimentos não cirúrgico. A HOF tem sido uma das mais favorecidas e, em alguns casos, é pouco invasivo. Atualmente, é possível harmonizar o rosto sem a necessidade de cortes e recuperação da simples e tranquila.

Por isso, a técnica tem sido uma das mais procuradas por quem deseja destacar a beleza da face, mudando aquilo que lhe incomoda ou destacando o que tem de mais belo. O procedimento é muito prático e apresenta resultados rápidos. 

A depender da técnica utilizada, o paciente pode ter um pouco de vermelhidão e inchaço de forma temporária. Além da rápida recuperação, outro benefício é dar maior firmeza a pele, tecido e músculos da face, retardando o envelhecimento.

O que envolve a harmonização?

O procedimento envolve várias etapas, sendo a primeira agendar uma consulta com profissional especializado. O especialista vai analisar o formato da face do paciente para saber exatamente o que deve ser feito.

Muitas vezes, o que o paciente deseja fazer não é o correto. O profissional capacitado vai analisar e indicar as melhores técnicas de HOF para a sua situação, promovendo o resultado esperado.

Entre as técnicas utilizadas para um rosto harmônico estão:

Toxina Botulínica

Imagem de mulher tendo toxina botulínica na testa

Popularmente conhecida como Botox, a toxina botulínica é utilizada para amenizar as marcas de expressão. O seu objetivo é paralisar a musculatura da face para evitar o envelhecimento. A toxina é aplicada na testa e nas rugas entre as sobrancelhas.

A toxina botulínica também a aplicada para amenizar:

  • Rugas que se formam no nariz, conhecidas como bunny line;
  • Sorriso gengival;
  • Rugas ao redor da boca;
  • Rugas na região do pescoço, colo e queixo.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

Muito procurado por homens e mulheres, esse tratamento garante resultados extraordinários. A técnica de preenchimento facial utiliza ácido hialurônico em algumas regiões da face que precisam ser harmonizadas.

A substância pode ser usada para:

  • Preencher lábios sem volume e sem contorno;
  • Tratar olheiras;
  • Biomodelação nasal (para deixar o nariz mais fino);
  • Corrigir o bigode chinês;
  • Reduzir marcas de expressão;
  • Corrigir e tratar o contorno da face;
  • Repor o volume na região das bochechas, mandíbula e maxila.

Bioestimuladores de colágeno

Com o próprio nome já indica, a técnica tem como objetivo estimular a produção de colágeno perdida durante o tempo. A perda de elasticidade é o que provoca o envelhecimento da face. Ao estimular a produção do colágeno, o paciente fica com o aspecto mais jovial.

Fio de sustentação polidioxanona (PDO)

É indicado para sustentar as maças do rosto e acabar de uma vez por todas com a papada e bigode chinês. O método é muito eficaz porque promove a produção de colágeno e elastina no rosto.

Qual profissional é especialista em harmonização facial?

Todos os procedimentos citados até agora são poucos invasivos, porém há procedimentos que necessitam de cirurgia plástica. Nestes casos, dermatologista e cirurgião plástico estão autorizados a realizar o procedimento cirúrgico.

Além do cirurgião, outros profissionais formados ou especializados em saúde estética, estão habilitados a proceder com a harmonização facial.

Para a harmonização orofacial (região da boca), os dentistas são profissionais indicados para aplicar as técnicas de HOF.  Esse profissional começou a atuar nessa área em 2019 depois que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade da odontologia. 

Além dos profissionais citados, podem realizar harmonização facial biomédicos estetas e farmacêutico especializado em saúde estética.

Harmonização facial com procedimento cirúrgico

Os procedimentos que são mais invasivos só podem ser realizados por cirurgiões plásticos. Há muitas técnicas cirúrgicas capazes de rejuvenescer ou corrigir a face de pessoas que estão insatisfeitas com a aparência. Entre essas estão:

  • Blefaroplastia: O procedimento é realizado nas pálpebras com a finalidade de reduzir a flacidez na região. A blefaroplastia também visa diminuir o excesso de pele na região dos olhos e corrige a queda da pálpebra superior pela musculatura ou quantidade de pele.
  • Lifting facial: Reduz a flacidez, sulcos e rugas e minimiza gordura e excesso de pele na região da face. 

Se você já decidiu que fará harmonização facial, é importante se informar sobre o profissional antes de ser submetido ao procedimento para não correr nenhum tipo de risco. Os resultados só serão satisfatórios se forem realizados por especialistas experientes.

Equipe de Comunicação Dr. Alexandre Audi

Equipe de Comunicação Dr. Alexandre Audi

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também

Fale Conosco!