A estética é um ramo que não para. Todos os anos surgem novos tipos de cosméticos, procedimentos, ou mesmo cirurgias capazesde proporcionar o rejuvenescimento com aspecto cada vez mais natural. E você fica por dentro de algumas dessas novidades nos acompanhando por aqui!
Recentemente, uma nova técnica vem ganhando muito destaque pelos bons resultados no combate da flacidez facial. Estamos falando dos Fios de Sustentação PDO, um procedimento estético minimamente invasivo que abordaremos hoje nesse artigo.
Mas afinal, o que são os Fios de sustentação PDO?
Fios de sustentação polidioxanona (PDO) é um monofilamento de comprimento e espessura variáveis de acordo com a função. Ele é aplicado na camada profunda da derme e, após a realização do procedimento, ele é totalmente absorvido pela pele em até 10 meses.
Durante o tempo que permanece na pele, esses “fios” estimulam as células presentes nessa camada a produzirem elementos base para a estruturação do rosto, promovendo o rejuvenescimento e um novo suporte cutâneo.
Além de estimular a formação do colágeno e elastina, os Fios de PDO tem a função de tracionar e levantar a pele, sendo muito indicado para eliminar o bigode chinês e a papada, levantar as maçãs do rosto e também para tratar o “umbigo triste” e a flacidez de regiões do corpo como braços, joelhos e coxas.
Embora o uso estético seja novidade, esse tipo de material já era conhecido na medicina por ser utilizado em cirurgias cardíacas, vasculares e abdominais.
Com todas essas informações, talvez você esteja imaginando que esse procedimento deve ser muito desconfortável. Mas, na verdade, os fios de PDO são colocados em sessões rápidas (cerca de 30 a 40 minutos) e o procedimento é executado com anestesia, na maioria dos casos local. Ou seja, o desconforto é praticamente nulo!
Benefícios, resultado e cuidados após o procedimento
Após 10 dias da colocação, se inicia um processo de síntese das proteínas de colágeno e elastina. Ou seja, nesse momento o corpo começa a firmar a pele e inicia a produção de novas células até a absorção completa dos fios, que dura de 90 a 250 dias. Mas, os efeitos estéticos, ou seja, a modificação que ele proporcionou persiste por pelo menos 18 meses.
O pós-inserção requer alguns cuidados específicos, embora simples. É necessário realizar massagem diárias por um período de 30 dias e evitar calor, laser e radiofrequência.
Entre os principais benefícios dos fios dos Fios de PDO, podemos pontuar:
- Melhora da flacidez da pele, tornando-a mais firme
- Redução das rugas profundas geradas pelo envelhecimento
- Redução dos “Pés de galinha”
- Promove o controle da contração da pele
- Efeito lifting
Apesar de se tratar de um procedimento minimamente invasivo, vale ressaltar que é essencial buscar um especialista para realizá-lo. A colocação deve seguir um padrão extremamente rígido e técnico, por isso, é essencial que o profissional seja qualificado, evitando complicações e resultados indesejados.