A otoplastia é a cirurgia plástica para correção de deformidades na parte externa das orelhas, que podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumas ou por outras doenças.
Uma das deformidades mais conhecidas é a orelha em abdução, popularmente conhecida como “orelha de abano”. Com a otoplastia é possível melhorar o formato, a posição e o tamanho das orelhas.
A otoplastia pode ser realizada em crianças a partir dos 7 anos, quando as orelhas já estão formadas, em adolescentes e adultos que por algum motivo possuem orelhas desproporcionais ao formato do rosto.
A anestesia utilizada para esse procedimento pode ser geral ou local.
Como é feita a otoplastia e quanto tempo demora para ver resultado do procedimento?
A otoplastia é feita através de uma incisão na parte de trás da orelha, por onde é retirado o excesso de pele e é remodelada a cartilagem auricular, através de técnicas específicas e pontos de sustentação.
Depois de realizada a otoplastia o paciente pode sentir desconforto, ter eritema, edema e coceira na região da cirurgia. O paciente terá que ter o cuidado de não dormir de lado durante o período de 1 mês após o procedimento e usar uma faixa compressiva nas orelhas por duas semanas.
Os resultados podem ser visíveis logo após a retirada dos curativos, como as incisões são realizadas atrás das orelhas ou em suas dobras, as cicatrizes praticamente não aparecem.