Lipofilling Mamas

O lipofilling de mamas é um procedimento em que se utiliza a gordura do próprio organismo para promover o aumento das mamas sem que haja a necessidade de utilizar o implante de um corpo estranho no organismo. Durante o procedimento é realizada a retirada de gordura localizada de locais onde há excesso e enxertados após preparo prévio nas mamas para dar maior volume. 

A retirada do excesso de gordura é realizada em locais onde ela é indesejada, como: abdome, face interna coxas, culotes. Após a retirada a gordura é preparada por decantação/centrifugação, para depois ser enxertada abaixo e ao redor do tecido mamário para a obtenção do aumento desejado do volume total das mamas.

Os pacientes que passam pelo lipofilling de mamas, normalmente retornam em 1 semana às suas atividades normais. Exercícios físicos geralmente serão liberados após o período de um mês. Manchas e inchaços podem ocorrer, podendo durar entre 3-4 semanas. 

Para que paciente se indica o lipofilling de mamas?

Este procedimento é indicado para mulheres que buscam aumento de mamas, mas têm receio de ter um corpo estranho dentro do seu organismo, pelo risco de rejeição e contratura, ou simplesmente pela presença do corpo estranho em si.

Para as mulheres que não tem o seio caído, mas tem pequeno volume, e preferem não ter um implante no corpo, o Lipofilling de mamas pode ser uma alternativa interessante. Também é preciso que haja uma “gordurinha” excedente em outra região corporal, que servirá de zona doadora.

Como ficam as cicatrizes do lipofilling de mamas?

As cicatrizes são sempre milimétricas (2-7mm), posicionadas nos sulcos mamários e próximos da zona doadora.

Como fica o resultado do procedimento, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas terão seu volume aumentado ou redesenhado através do lipofilling de mamas. Também ocorrerá a melhora da consistência com a intervenção cirúrgica.
Por ser posicionado no subcutâneo e subglandular, regiões onde a irrigação é menos intensa, ocorrerá algum grau de absorção destes enxertos. E por isso, o cirurgião já faz uma hipercorreção (30%-40%), contando com esta absorção. Essa absorção ocorre geralmente dentro dos primeiros 3 meses. Após isto, dificilmente ocorrerão novas perdas.

As pacientes que se submetem a esta cirurgia devem saber desta possibilidade, e da eventual necessidade de outra(s) intervenção(ões) no futuro (após 6 meses, pelo menos) para que se atinja o tamanho desejado das mamas.

Qual a melhor região para retirar as gorduras?

Praticamente todas as regiões podem ser bem aproveitadas para lipofilling de mamas, mas algumas são preferidas, como o abdômen, a face interna das coxas e joelhos.

O que deve ser evitado, são regiões previamente lipoaspiradas, pois as fibroses resultantes nestes locais e menor volume de adipócitos, tendem a levar a menor sucesso nesta intervenção.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Apesar do resultado imediato do lipofilling de mamas ser muito bom, somente após o 3° mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

Qual o tipo de anestesia utilizada, duração da cirurgia e necessidade de internação?

Anestesia geral o mais comum no lipofilling de mamas, que tem duração média de 90 minutos, podendo chegar a 120 minutos. Normalmente não é necessário internação após o lipofilling de mamas, mas um período de recuperação anestésica que varia de 6-12 horas. Raramente ocorrerá internação por 24hs.

Qual a evolução normal pós-cirúrgica?

As mamas passarão por diversas fases. Existe uma fase inicial, geralmente de 1 semana, onde a sensibilidade existe de forma suportável com as medicações prescritas. Com o passar das semanas os edemas, equimoses e demais sintomas vão cedendo até que se atinja o resultado almejado ao redor de 3-6 meses.

Há risco de rejeição ao lipofilling de mamas?

Os enxertos de gordura são da própria paciente, portanto não há risco de rejeição no lipofilling de mamas. Poderá ocorrer algum grau de absorção, como mencionamos acima, que podem exigir nova(s) intervenção(ões) para obter o volume desejado.

É comum o cirurgião planejar uma hipercorreção (colocar um pouco mais de enxerto, geralmente 30-40%) para “compensar” estas pequenas absorções.

Quando poderei voltar às minhas atividades normais?

Pode-se reiniciar a dirigir após 7-10 dias do lipofilling de mamas, com cuidados. Caminhadas curtas a partir de 10 dias. Banho de sol após 1 mês. Exercícios físicos a partir de 1 mês. Conforme o seu caso específico poderá haver ajustes nestes números, que serão avaliados pelo seu médico.

Agende uma consulta

Preencha o formulário a seguir:

Vamos conversar sobre o seu procedimento?

Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Audi agora!

Dr. Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007,

Internato com Equivalência em Clínica Médica na conceituada Harvard Medical School (HMS), Boston, no Brigham and Women´s Hospital. 

Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento. 

Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).

Residência de Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Residência de Cirurgia Plástica no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fellow em Microcirurgia Reconstrutiva e Reconstrução Mamária no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Fale Conosco!