O objetivo do lifting facial é rejuvenescer a face através da remoção do excesso de pele, rugas e reforço interno dos músculos flácidos da face e do pescoço..
O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação ou anestesia geral.
São feitas incisões ao redor das orelhas e dentro dos cabelos (sem removê-los), em extensão variável conforme a necessidade de cada caso, para remover a pele, a gordura excedente e reforçar a musculatura da face e do pescoço.
Para tratar as rugas da testa e os pés de galinha, atualmente utilizamos modernas técnicas de miotomia e miectomia, que nada mais são que a abordagem direta nos músculos responsáveis pela formação destas situações indesejadas.
É realizada a remoção e cauterização dos músculos ao redor dos olhos (fibras externas do orbicular dos olhos) e secção (enfraquecimento) dos músculos da testa (músculos frontal, corrugadores e prócero). Desta forma, os resultados são perenes, produzindo efeito semelhante ao da toxina botulínica, mas por tempo indeterminado.
Além da retirada do excesso de pele, que é feita por trás das orelhas, internamente se mobiliza a musculatura do pescoço através de suturas, conferindo aspecto mais liso e mais duradouro
Este procedimento é realizado na maioria dos casos, em pacientes a partir dos 50 anos.
Como ficam as cicatrizes?
As cicatrizes, tendem a se tornar cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo, especialmente na face, considerada a melhor região de cicatrização do corpo.
Durante o período de maturação das cicatrizes, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes.
Como é a recuperação?
Os pacientes que realizam o lifting facial normalmente retornam às atividades leves normais em 2-4 semanas. Manchas e inchaços maiores regridem normalmente entre 1-2 meses.