Blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras

A blefaroplastia, mais conhecida como cirurgia de pálpebras é uma cirurgia menor, rápida, com resultados que impactam bastante na aparência do paciente. Dentre os procedimentos há a retirada do excesso de pele, músculos e bolsas gordurosas na região, ou ainda o ajuste de posicionamento que mudam as feições, modificando o olhar antes, aparentemente triste e cansado.

Muitas vezes a cirurgia de pálpebras é associada com pequenos procedimentos faciais de preenchimento ou lipofilling para obter um resultado ainda melhor de rejuvenescimento facial.

Na cirurgia de pálpebras o procedimento pode ser feito na parte superior ou inferior dos olhos. Essa variação depende de cada paciente, mas os casos mais solicitados são para levantar o olhar ou para retirar da pele que sobra próximo aos olhos.

A cirurgia tem duração aproximada de 90 minutos, a anestesia utilizada para o procedimento é local e a sedação é leve, ou alternativamente pode-se utilizar a anestesia geral. O paciente pode ser liberado no mesmo dia, mas requer cuidados pós-operatórios durante as duas primeiras semanas com aplicações de colírios e bolsas geladas e cicatrizantes.

A cirurgia de pálpebras deixa cicatrizes?

As cicatrizes da cirurgia de pálpebras tendem a ficar praticamente imperceptíveis nos sulcos da pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores, em ambas há uma pequena saída lateral para remover os excessos de pele e bolsas nestes cantos.

Para o resultado final, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (aproximadamente 3 meses). Além disso, podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.  A pele das pálpebras costumam ser as de melhor cicatrização do organismo.

Após o procedimento, os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Na maioria dos casos já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia do procedimento.

Os 3 primeiros dias do pós-operatório são os que apresentam maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias, que ajudam a diminuir a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.

É importante lembrar que as dúvidas com relação à cirurgia de pálpebras devem ser esclarecidas diretamente com seu cirurgião plástico, neste momento você deve falar sobre as suas expectativas com o procedimento. Para que o médico cirurgião avalie as possibilidades e explique antecipadamente o passo a passo da cirurgia.

Agende uma consulta

Preencha o formulário a seguir:

Vamos conversar sobre o seu procedimento?

Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Audi agora!

Dr. Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007,

Internato com Equivalência em Clínica Médica na conceituada Harvard Medical School (HMS), Boston, no Brigham and Women´s Hospital. 

Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento. 

Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).

Residência de Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Residência de Cirurgia Plástica no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fellow em Microcirurgia Reconstrutiva e Reconstrução Mamária no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Fale Conosco!