O que é?
Deep Plane é uma cirurgia de rejuvenescimento facial que reposiciona a musculatura do rosto a partir de uma dissecção em um plano mais profundo. Por isso o nome em inglês Deep Plane (plano profundo). O principal objetivo do Lifting Facial Deep é reposicionar as camadas musculares e de gordura resultando em uma aparência mais jovem e sem o aspecto de pele esticada.
Como ocorre o envelhecimento da musculatura da face?
O envelhecimento da face envolve não só a pele, abaixo da pele existe uma camada de músculos da mímica facial. A flacidez na face gera o bigode chinês, olheiras entre outras marcas de expressão. Porém, é notório apenas externamente, na pele – e por isso, intuitivamente, pensa-se em tratar apenas a pele do rosto.
O tratamento superficial da pele geralmente não traz os benefícios esperados quando existe envelhecimento e flacidez. Em média, entre os 40 e 50 anos aparecem os traços da flacidez muscular, de forma mais intensa dependendo de cada indivíduo.
Recuperação e cicatrizes
Geralmente envolve menos hematomas e recuperação mais rápida porque não há tanto descolamento e conseqüentemente menos lesão nos vasos sanguíneos entre os músculos e a pele. Durante os primeiros dias, pode haver hematomas e inchaço ao redor da área reposicionada e irão desaparecer gradualmente.
Alguns analgésicos podem ser prescritos para auxiliar durante o processo de cicatrização, assim o paciente pode se sentir mais confortável
Além do repouso e da recuperação, também é importante o uso de compressas frias para aliviar o inchaço. A incisão do Deep Plane Face Lift pode cicatrizar, a cicatriz é pequena ou não há cicatriz visível.
Como a pele não é separada do músculo nesta técnica, a linha de incisão não sofre tensão após o fechamento, o que permite que a incisão cicatrize melhor.
Principais benefícios do Lifting Facial Deep Plane
– Menor tempo cirúrgico
– Resultados mais naturais
– Restauração do volume natural
– Remoção do excesso de pele
– Pele mais lisa e com aspecto jovem
– Recuperação mais rápida
– Cicatrizes melhores
– Resultados mais duradouros
Informações gerais
Duração da cirurgia: 4 – 6h.
Tipo de anestesia: Anestesia geral.
Alta hospitalar: Normalmente no dia seguinte à cirurgia.
Tempo de recuperação para atividades básicas do dia a dia: 2 – 3 semanas.
Pós-operatório
A ritidoplastia é considerada uma cirurgia cujo pós operatório é praticamente indolor e com recuperação em algumas semanas.
É aconselhado o uso da faixa elástica para lifting (mentoneira) por 2 semanas e da meia elástica anti-trombos na primeira semana. Nas 3 primeiras semanas é necessário dormir de barriga para cima e com a cabeceira elevada.
Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um pouco de inchaço, equimoses (roxos) e incômodo em algumas áreas, por isso é importante ficar em repouso relativo nas 2 primeiras semanas.
A cirurgia
O facelifting pode ter nomes diferentes, como lifting, lifting cervico-facial, lifting frontal ou lifting total da face. Esses nomes estão relacionados às áreas que serão priorizadas para o tratamento.
Na maioria dos casos, o lifting facial é realizado a partir de uma incisão que começa ao redor da orelha e se estende até a raiz do cabelo, podendo adentrar no couro cabeludo. Após a incisão, separa-se a parte inferior da pele facial e, em algumas técnicas, a parte inferior do tecido muscular também é separada.
O tratamento da musculatura da face (Sistema músculo-aponeurótico superficial – SMAS) pode ser realizado apenas com os pontos (plicatura), com a retirada de uma fatia da musculatura, ou pelo descolamento da musculatura e seu reposicionamento, como é feito na técnica denominada Deep plane facelift.