Tratamento da diástase dos músculos retos abdominais (afastamento dos músculos centrais do abdome e correção da flacidez cutânea pela retirada do excesso de pele.(principalmente pós-gestacionais).
O objetivo da Abdominoplastia é remover o excesso de pele e gordura de um abdômen com grande flacidez, especialmente acima do umbigo.
Durante o procedimento, que é realizado sob anestesia geral, remove-se o excesso de pele e a gordura adjacente com cicatriz abdominal baixa e extensa (dentro das marcas de roupas íntimas), reforçando a musculatura abdominal internamente.
A abdominoplastia é comumente associada com a Lipoaspiração para complementação e um melhor resultado final.
Em pacientes extremamente magras, com grande flacidez abdominal é dispensada a lipoaspiração.
A maioria das pacientes retorna às atividades em 4-6 semanas. Os exercícios físicos devem ser evitados por 6-8 semanas.
Como fica a cicatriz da cirurgia de Abdominoplastia?
A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho, e passará por vários períodos de evolução, como se segue:
a- Período inicial: vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto avemelhado, inchado e com uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
b- Período intermediário: vai do 30º dia até o 12º mês após a mastopexia. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho” para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.
Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural de cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
c- Período tardio: vai do 12º ao l8º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo.
É possível corrigir o excesso de gordura sobre a região do estômago com abdominoplastia?
Com a Abdominoplastia, ocorre uma diminuição pela retirada da pele e o reforço da musculatura abdominal, mas em casos que haja acúmulo maior de gordura neste local, poderá ser mais conveniente indicar a lipoaspiração associada.
É importante lembrar, que se a paciente tiver uma vida sedentária e maus hábitos alimentares, o resultado poderá modificar para pior, pela fraqueza da musculatura abdominal e excesso de gordura intra-abdominal (a que fica ao redor das vísceras).
É verdade que será feito um umbigo novo?
Não. No procedimento o umbigo da paciente é utilizado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que terá evolução semelhante à cicatriz inferior.
Em quanto tempo é possível perceber o resultado definitivo?
Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço” ou edema, que regridem espontaneamente. Com o decorrer dos meses, depois da Abdominoplastia, e iniciado os exercícios, vai-se obtendo gradativamente o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 meses de pós-operatório.
Quantos quilos é possível emagrecer com a Abdominoplastia?
Sendo a Abdominoplastia uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente, entre 500 e 1500g. Mas não são estes “quilos” retirados que definirão o resultado estético, e sim as proporções que o abdome terá com o restante do tronco e os membros. Curiosamente, os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas.
Pacientes que apresentam certa “flacidez” do abdome após 1 ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região permitem excelentes resultados. .
O pós-operatório da Abdominoplastia é muito doloroso?
No período de pós-operatório da Abdominoplastia há uma necessidade maior de controle em relação a movimentação, deambulação um pouco curvada nos primeiros dias, uso da cinta elástica e dieta. Respeitando-se estes ítens a dor será igual ao de outra cirurgia qualquer, onde os analgésicos comumente prescritos aliviam satisfatoriamente.
Qual a evolução pós-operatória?
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Normalmente o resultado da Abdominoplastia é visível desde o primeiro curativo, estando mais perceptível no primeiro mês, mas o resultado final deverá ocorrer após 6 meses.
Nenhum resultado de cirurgia do abdome deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 e 18 meses.
Qual o tipo de anestesia, tempo de duração do ato cirúrgico e o período de internação da Abdominoplastia?
A anestesia utilizada para realização da Abdominoplastia é geral, o ato cirúrgico dura em média 4 horas. Normalmente na Abdominoplastia é necessário 24hs de internação
Quando são retirados os pontos da Abdominoplastia?
Não é necessário retirar pontos, pois a grande extensão é feita com cola ou fios absorvíveis.
Como devo proceder para tomar banho?
No primeiro dia após a cirurgia, ainda no hospital, no chuveiro com auxílio de outra pessoa, pode lavar as incisões com água e sabão.
Há necessidade de fazer drenagem linfática no pós-operatório?
A drenagem linfática ajuda na remoção de líquidos e toxinas acumulados nas regiões operadas. Isto leva a mais conforto para o paciente, melhora a dor no pós-operatório e acelera o retorno às atividades do dia-a-dia. Mas é fundamental que seja feita por um profissional com experiência em pós-operatório de cirurgia plástica, pois a drenagem linfática mal feita pode interferir negativamente no resultado final.
Quando poderei retomar às minhas atividades normais?
Pode-se reiniciar a dirigir após 3 semanas, com cuidados. Caminhadas curtas a partir de 2 semanas, e os banho de sol após 1 mês (quando cederem as equimoses).
Exercícios físicos serão permitidos a partir de 1 mês (iniciar mais leve). Conforme o caso, poderá haver ajustes nestes números, e serão explicados na época adequada pelo seu médico.