Objetivo do Lifting de Coxas é corrigir a flacidez da face interna de coxas após grande perda de peso (dieta ou cirurgia bariátrica). Normalmente o Lifting de Coxas se associa a lipoaspiração para obter um melhor resultado.
Sob anestesia geral, remove-se primeiramente o excesso de gordura através de lipoaspiração de toda face interna das coxas. Em seguida remove-se o grande excesso de pele, com cicatriz posicionada na raiz das coxas e na face interna das coxas até o joelho.
A maioria dos pacientes retorna às atividades em 2 semanas, mas exercícios físicos devem ser evitados por 1 mês. A ausência de complicações no pós-operatório é condição para estes prazos serem razoáveis.
Onde ficam as cicatrizes do Lifting de Coxas?
Existem 2 técnicas com cicatrizes diferentes:
A primeira é o Lifting crural, é menos extensa, feita com uma cicatriz na raiz da coxa, iniciando na região pubiana, acompanhando a marca de trajes de banho, até a parte abaixo da genitália. Indicada quando a flacidez é localizada no 1/3 superior da coxa. Frequentemente é feita a Lipoaspiração desta região para reduzir o volume e facilitar o fechamento.
A segunda é o Lifting total, é bem extensa, feita com a cicatriz do Lifting crural, descrito acima, mais uma cicatriz vertical, da raiz da coxa até o joelho. Está indicado somente em alguns casos de grande perda de peso ou cirurgia bariátrica, com consequente flacidez exagerada. O Lifting de Coxas também se associa a Lipoaspiração para reduzir o volume da coxa e facilitar deslocamentos e fechamentos.
A cicatriz do Lifting de Coxas é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho, e passará por vários períodos de evolução, como se segue:
a- Período inicial: vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto avemelhado, inchado e com uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
b- Período intermediário: vai do 30º dia até o 12º mês após a mastopexia. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho” para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.
Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural de cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
c- Período tardio: vai do 12º ao l8º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo.
Em quanto tempo é possível perceber o resultado definitivo?
Nos primeiros meses, ocorre uma alteração da sensibilidade relativa (formigamento), além de estar suscetível a períodos de “inchaço” ou edema, que regridem espontaneamente. Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o passar dos meses após o Lifting de Coxas, e iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 meses de pós-operatórios.
O pós-operatório é doloroso?
Não é o comum. Normalmente é uma dor moderada e tolerável com a medicação prescrita. O que existe é uma necessidade maior de controle em relação a movimentação, deambulação, uso do modelador corporal e dieta no pós-operatório. Respeitando-se estas orientações a dor do Lifting de Coxas será igual ao de outra cirurgia qualquer, onde os analgésicos comuns aliviam satisfatoriamente.
Que tipo de anestesia é utilizada para o Lifting de Coxas? Quanto tempo dura o ato cirúrgico e qual o período de internação?
Anestesia peridural. Poderá, em casos especiais, ser utilizada a anestesia geral. O Lifting de Coxas dura em média 1,5 – 2 horas e normalmente não é necessário internação, mas um período de observação de 4-12 horas. Somente nos casos de cirurgia associada, pode ser necessário 24hs de internação.
Quando são retirados os pontos do Lifting de Coxas?
Normalmente não são retirados, pois no Lifting de Coxas a grande extensão é feita com cola ou fios absorvíveis.
Qual a evolução pós-cirúrgica do Lifting de Coxas?
Ocorrerão diversas fases. Existe uma fase inicial, geralmente de 1 semana, onde a sensibilidade existe de forma suportável com as medicações prescritas. Com o passar das semanas os edemas, equimoses e demais sintomas vão cedendo até que se atinja o resultado almejado ao redor de 3-6 meses.
Quando é possível voltar às atividades normais?
Pode-se reiniciar a dirigir após 10-14 dias, com cuidados. Caminhadas curtas são permitidas a partir de 14 dias do procedimento. Banho de sol após 1 mês e exercícios físicos a partir de 1 mês.