Lipoaspiração

O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno do abdôme, cintura, costas, pernas, coxas, joelhos, tornozelos, braços e face.

Realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, durante o procedimento, depósitos de gordura localizada e resistentes a exercícios são aspirados do corpo com um sistema à vácuo após preparo com solução vasoconstritora (Hidrolipo) que facilita a retirada, diminui sangramento, melhor recuperação, permitindo retiradas maiores de volume (até de 7% do peso corporal ou 40% da superfície corporal).

A Lipoaspiração não deve ser realizada em pacientes obesos, que devem primeiro eliminar o excesso, para ter melhor resultado estético e menores riscos de intercorrências. Idade mínima para realizar o procedimento: a partir dos 15 anos.

A recuperação da lipoaspiração varia conforme a extensão e volume retirado, sendo que o retorno ao trabalho ocorre em 4 a 12 dias na maioria dos casos. Exercícios físicos devem ser evitados no primeiro mês. São recomendadas cintas modeladoras no primeiro mês, e drenagem linfática com profissional experiente, pois drenagem inadequada pode interferir no resultado.

O resultado é bem visível após o primeiro mês, mas o resultado final poderá ser percebido em 3-6 meses. A ausência de intercorrências e respeito aos cuidados pós-operatórios são condições para estes prazos serem razoáveis.

Quando está indicado a Lipoaspiração?

Quando há excesso de gordura localizada, sem excesso de pele. 
Os locais mais comuns são o abdômen, flancos, dorso, culotes, coxas internas, joelhos e pescoço. Sendo menos comum em braços, face, axilas e pernas.
Pacientes com obesidade não são candidatos a Lipoaspiração, pelos resultados mais limitados nesta condição e riscos maiores envolvidos.

Existe um limite do volume a ser aspirado na Lipoaspiração?

Sim. Foi definido pelo Conselho Federal de Medicina (é lei) como 7% do peso corporal e 40% da superfície corporal. Estes limites são definidos para que haja uma recuperação mais adequada com menos riscos, e é o principal motivo de não se realizar lipoaspiração em obesos.

Como ficam as cicatrizes da Lipoaspiração? 

As cicatrizes tem aproximadamente 5-10 mm, são localizadas próximas aos locais a serem tratados, sempre procurando posições escondidas, geralmente  dentro de marcas de roupas íntimas. O número dessas cicatrizes varia conforme o número de áreas tratadas.

Qual o tipo de anestesia da Lipoaspiração, tempo de duração da cirurgia e período de internação?

Anestesia geral é a nossa preferência pela maior monitorização, com maior segurança para o paciente. A duração da cirurgia varia de 1–4 horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mas, raramente ultrapassam 50% do tempo básico previsto. Normalmente não é necessário internação, mas um período de observação de 4-12 horas. Somente nos casos mais extensos, com grande retirada de volumes, pode ser necessário 24hs de internação.

Há dor no pós-operatório da Lipoaspiração ?

A dor do pós-operatório é proporcional à extensão das regiões tratadas. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser controlados com o uso de analgésicos  e anti-inflamatórios com tranquilidade.

Quanto tempo dura o inchaço após a Lipoaspiração?

O edema (inchaço) varia de paciente para paciente. Alguns casos já no  1º mês dia apresentam-se com um aspecto bastante natural, e outros irão atingir este resultado após o 3º mês. Somente aí é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.

O que são as “manchas roxas” observadas em alguns casos de Lipoaspiração?

As manchas roxas são infiltração do sangue na pele (depósitos de hemossiderina) e ocorrem devido ao trauma cirúrgico. Não constitui qualquer problema futuro, e não é considerado complicação, mas sim, uma intercorrência transitória com resolução espontânea, mesmo que em alguns casos estas manchas possam levar vários meses para ceder completamente.

Qual o papel da drenagem linfática no pós-operatório da Lipoaspiração?

A drenagem linfática ajuda na remoção de líquidos e toxinas acumulados nas regiões operadas. Isto leva a mais conforto para o paciente, menos dor no pós-operatório e acelera  retorno às atividades do dia-a-dia. Mas é fundamental que seja feita por profissional com experiência em pós-operatório de cirurgia plástica, pois a drenagem linfática mal feita pode interferir negativamente no resultado final.

Qual a evolução pós-operatória da Lipoaspiração?

Até que se consiga o resultado final, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Nenhum resultado desta cirurgia deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 meses.

Quando poderei voltar às minhas atividades normais?

Pode-se reiniciar a dirigir após 1-2 semanas, com cuidados. Caminhadas a partir de 2 semanas. Banho de sol após 45-60 dias, conforme a extensão do procedimento. Exercícios físicos leves a partir de 1 mês. Conforme o seu caso específico poderá haver ajustes nestes números, e serão explicados na época adequada pelo seu médico.

Agende uma consulta

Preencha o formulário a seguir:

Vamos conversar sobre o seu procedimento?

Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Audi agora!

Dr. Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007,

Internato com Equivalência em Clínica Médica na conceituada Harvard Medical School (HMS), Boston, no Brigham and Women´s Hospital. 

Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento. 

Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).

Residência de Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Residência de Cirurgia Plástica no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fellow em Microcirurgia Reconstrutiva e Reconstrução Mamária no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Rolar para cima
Fale Conosco!