A lipoescultura é um tipo de cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, a reposiciona em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal. Ou seja, ao contrário da Lipoaspiração, e Lipoescultura não é uma cirurgia para perda de peso, mas um procedimento para melhorar o contorno corporal e enaltecer alguns pontos.
Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e ficar com o corpo mais delgado, pois é removida a gordura localizada.
Qual o tipo de anestesia da Lipoescultura, tempo de duração da cirurgia e período de internação?
Anestesia geral é a nossa preferência pela maior monitorização, com maior segurança para o paciente. A duração da cirurgia varia de 1–4 horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mas, raramente ultrapassam 50% do tempo básico previsto. Normalmente é necessário 24hs de internação.
Há dor no pós-operatório da Lipoescultura?
A dor do pós-operatório é proporcional à extensão das regiões tratadas. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser controlados com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios com tranquilidade.
Qual o papel da drenagem linfática no pós-operatório da Lipoescultura?
A drenagem linfática ajuda na remoção de líquidos e toxinas acumulados nas regiões operadas. Isto leva a mais conforto para o paciente, menos dor no pós-operatório e acelera o retorno às atividades do dia-a-dia. Mas é fundamental que seja feita por profissional com experiência em pós-operatório de cirurgia plástica, pois a drenagem linfática mal feita pode interferir negativamente no resultado final.
Qual a evolução pós-operatória da Lipoescultura?
Até que se consiga o resultado final, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Nenhum resultado desta cirurgia deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 meses.
Quando poderei voltar às minhas atividades normais?
Pode-se reiniciar a dirigir após 1-2 semanas, com cuidados. Caminhadas a partir de 2 semanas. Banho de sol após 45-60 dias, conforme a extensão do procedimento. Exercícios físicos leves a partir de 1 mês. Conforme o seu caso específico poderá haver ajustes nestes números, e serão explicados na época adequada pelo seu médico.