A rinoplastia estética tem o objetivo de remodelar o nariz para harmonizá-lo com outras estruturas faciais do paciente.
O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, através de incisões dentro da narina, onde remodela-se o dorso, redefine a ponta nasal e asa nasal, estreita-se o nariz e corrige defeitos do septo.
A maioria dos pacientes retorna em 1 semana às suas atividades normais. Com 30 dias o resultado é bem perceptível, mas com o passar dos meses, o resultado fica cada vez mais visível, podendo haver melhora em até 1 ano.
Quando está indicado a Rinoplastia estética?
Quando há alteração anatômica do nariz, que desagrada a paciente, como um dorso alto, ponta larga ou caída, nariz muito largo, nariz com desvio do eixo (nariz torto), nariz muito pequeno ou muito grande, narinas muito abertas, asas nasais largas, entre outras.
Alterações de respiração, como desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos, pólipos nasais, entre outros, podem ser tratadas cirurgicamente na mesma cirurgia.
Como ficam as cicatrizes?
A rinoplastia deixa cicatrizes escondidas, pois as incisões (cortes) são feitas dentro das narinas. Em casos especiais, quando as asas nasais são largas, pode ser necessário a realização das alectomias, onde são feitas duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.
É possível escolher a forma que desejar para o “novo nariz”?
Infelizmente não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face.
Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido, mas isto será definido durante a sua consulta.