Alexandre Audi

Toxina Botulínica: conheça as principais indicações estéticas

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é um dos procedimentos estéticos de rejuvenescimento mais conhecidos e realizados.

Isso porque sua aplicação é simples, eficiente, segura e o procedimento é realizado dentro do consultório médico. Além disso, os resultados são vistos com rapidez e a permanência é relativamente duradoura.

Por mais que esses benefícios sejam indiscutíveis, a Toxina Botulínica precisa ser aplicada por um profissional experiente, evitando assim o terrível efeito de “engessamento” dos músculos.

Certamente, você já viu ou até mesmo conhece alguém que tenha exagerado na hora de realizar esse tipo de procedimento. Isso acontece quando ocorre uma superdosagem da substância e o paciente acaba ficando “sem expressão” no rosto.

Por isso, é extremamente importante encontrar um especialista de confiança e com total capacidade para executar esse tipo de procedimento.

No artigo de hoje, você aprenderá mais sobre a toxina botulínica e quais são as suas principais utilizações!

 

O que é a Toxina Botulínica, afinal?

 

Como já falei anteriormente, essa substância é popularmente conhecida como Botox. Mas, na verdade é uma matéria produzida por uma bactéria chamada bactéria Clostridium Botulinum.

Em ambientes descontrolados, essa bactéria pode produzir uma toxina que também provoca o botulismo, no entanto, a medicina avançou tanto que foi descoberto uma forma de usá-la a nosso favor.

O processo basicamente é purificar a toxina originária e aplicá-la em alguma região do rosto. Isso porque ela impede a liberação da acetilcolina.

Falando em termos técnicos, a Acetilcolina (ACH) é na verdade um neurotransmissor derivado da colina reagindo com a acetil-CoA​. Basicamente, ele é responsável por levar a informação do músculo para que o mesmo se contraia, expressando alguma emoção.

Apesar de ser um processo natural do corpo, ele gera rugas e as tão detestadas linhas de expressão.

A toxina botulínica impede a liberação desse hormônio neurotransmissor e os músculos diminuem sua contração. Logo, sua utilização é amplamente indicada para reduzir as linhas e rugas geradas pelo envelhecimento e assim rejuvenescer a área.

É possível encontrar, no Brasil, quatro empresas autorizadas pela anvisa para trabalhar na produção dessa substância. São elas:

 

  • Prosigne® (5-6);
  • Botox® (onabotulinumtoxinA);
  • Dysport® (abobotu- linumtoxinA);
  • Xeomin® (incobotulinumtoxinA)(4);

 

Vale lembrar que a autorização da ANVISA é essencial para garantir a segurança do paciente e a excelência nos padrões de qualidade estética.

 

Indicações estéticas

 

Existem várias indicações estéticas para esse tipo de procedimento, que veremos a seguir. No entanto, vale ressaltar que de modo geral, sua utilização é vinculada ao combate de rugas e marcas de expressão.

 

Quando falamos de sua aplicação estética, seus principais usos são:

 

  • Área dos olhos

 

A área dos olhos pode ser repleta de pequenas rugas de expressão. A principal delas, sem dúvida, são os famosos “pés de galinha”. Basicamente, eles são gerados pela contração do músculo orbicular no ato de fechar os olhos, sorrir ou até “forçar a visão”.

A toxina botulínica relaxa a região e evita novas contrações. Essa região também é acometida por outras questões como a queda das sobrancelhas, outro processo natural que ocorre pela flacidez da pele conforme o rosto envelhece e perde elasticidade.

Além disso, também é possível fazer o efeito “Foxy Eye”, que eleva o canto dos olhos e as sobrancelhas, deixando-os mais puxadinhos e garantindo olhar rejuvenescido.

 

  • Linhas de Expressão e Rugas

 

As linhas de expressão da testa, o “bigode chinês” e outras áreas do rosto podem ser facilmente corrigidas com o uso da toxina botulínica. Através de uma aplicação efetiva e com a quantidade ideal, é possível conseguir um resultado natural.

Além dessas linhas de expressão, as rugas e os vincos também podem ser eliminados, inclusive no queixo e no pescoço.

Além dos usos estéticos, essa substância também pode ser utilizada para diminuir o suor excessivo nas axilas, pés e mãos e no tratamento de enxaquecas, bruxismo e rosáceas.

 

Esses são alguns dos usos da toxina botulínica!

 

Gostou? Então entre em contato e agende sua avaliação para juntos encontrarmos o melhor procedimento para o seu caso.

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números  (11)95051-2021 / (11)3287-3102 / (11)92009-9748

 

Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Alexandre Audi

Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007.Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento.Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).
5 1 voto
Avaliação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

Rolar para cima
Fale Conosco!