A Lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais realizados no país. A cirurgia permite a remodelação do corpo de forma uniforme, ressaltando as características naturais através da retirada de gordura localizada.
No entanto, apesar de ser um procedimento muito realizado, ainda é rodeado de mitos e dúvidas. No artigo de hoje, iremos conversar um pouco mais sobre o assunto, analisar quais as possibilidades de realização e buscar esclarecer as dúvidas frequentes, principalmente para quem deseja realizar o procedimento.
O que é a Lipoaspiração?
A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de gorduras localizadas, por meio de cânulas que aspiram essas gordurinhas e ajudam a modelar a região.
Essa cirurgia plástica é muito procurada por homens e mulheres que desejam eliminar o excesso de gordura em regiões do corpo como abdômen, pernas, flancos, braços, axilas e costas.
O procedimento é capaz de retirar uma quantidade equivalente a no máximo 7% da gordura. Portanto, a lipo não é indicada para emagrecer e nem deve ser feita por pessoas que estão muito acima do peso. Isso porque sua função é apenas retirar o acúmulo de gordura localizada em regiões muito específicas. Aliás, a obesidade é um dos fatores que impedem a realização do procedimento.
Quando ela é indicada?
A Lipoaspiração normalmente é indicada em casos de gorduras localizadas que persistem, mesmo com exercícios e uma rotina alimentar adequada.
Sua função é atuar diretamente na forma do corpo, modelando e harmonizando os contornos corporais.
Como qualquer cirurgia, ela também possui riscos e alguns cuidados a serem tomados. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente por um cirurgião plástico. Antes de efetuar a cirurgia, o médico responsável faz uma avaliação do paciente por meio de exames para evitar possíveis complicações que possam ocorrer durante ou depois do procedimento.
Como ela é feita?
Depois de delimitar as áreas que serão submetidas ao procedimento, o Cirurgião Plástico faz pequenos furos na região a ser lipoaspirada e neles serão inseridos pequenos tubos que sugam a gordura.
Antes do procedimento, é administrado uma anestesia que pode ser geral ou sedação intravenosa. O procedimento pode durar algumas horas dependendo do local onde será aspirado e é de extrema importância que o paciente faça a cirurgia com um cirurgião plástico experiente e de sua confiança para minimizar os riscos e garantir um resultado satisfatório.
Resultado e recuperação
Os primeiros resultados já podem ser vistos logo após o término da cirurgia, mas, com o passar de alguns dias, eles serão mais evidentes devido a redução do inchaço da região.
Após a realização da cirurgia, é normal sentir desconforto e inchaço no local. Por esse motivo, o médico prescreve alguns medicamentos para diminuir a dor e o incômodo.
Normalmente, indica-se que seja feita uma caminhada lenta por 10 minutos durante 7 dias após a cirurgia. Além disso, o paciente deve permanecer com a cinta nos 3 dias após o procedimento durante todo o tempo, não tirando-a em nenhum momento.
Somente após esses 3 dias o paciente poderá tomar banho, retirar os curativos e secar bem as cicatrizes após o banho, antes de recolocar a cinta.
Após 15 dias, será autorizado a retirada da cinta apenas para dormir, e os pontos normalmente são retirados após 8 dias de acordo com a orientação do médico responsável.
Esses são apenas alguns cuidados pós-operatórios que devem ser seguidos para garantir o melhor resultado. Além desses cuidados, é essencial seguir TODAS as orientações do médico responsável pelo procedimento para ter uma recuperação mais rápida e segura.
Tem interesse em fazer lipoaspiração? Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta, vamos analisar seu caso e identificar a melhor solução!
Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números (11)95051-2021 / (11)3287-3102 / (11)92009-9748
Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.