Alexandre Audi

Cirurgias Plásticas na Terceira Idade

A procura por cirurgias plásticas na terceira vem aumentando muito nos últimos anos. Nessa fase da vida, o envelhecimento se torna cada vez mais evidente, a pele fica mais flácida e algumas partes do corpo que antes eram firmes, também sofrem com as marcas do tempo.

Isso faz com que homens e mulheres nessa faixa etária optem por procurar um cirurgião plástico para encontrar soluções para os problemas estéticos que mais incomodam.

Os mais comuns são: rugas, linhas de expressão, olheiras, papadas, flacidez no corpo todo e assim por diante.

Mas, será que é seguro um paciente da terceira idade se submeter a esse tipo de procedimento cirúrgico? E quais os mais procurados?

 

Esse é o assunto do nosso artigo de hoje!

 

Cirúrgica plástica na terceira idade: é seguro?

 

A idade não é, por si só, um fator impeditivo para a realização de uma cirurgia plástica. Isso porque a saúde de cada paciente e seu histórico médico são extremamente pessoais. É muito comum que sejam liberados pacientes com mais de 60 anos para a realização de um procedimento, enquanto pacientes relativamente jovens, de 40 ou 50 anos, com comorbidades não controladas sejam orientados a não realizarem.

Ou seja, os hábitos de vida do paciente, a existência (ou não) de comorbidades como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras, são fatores que podem interferir na possibilidade da realização da cirurgia plástica.

Para identificar se o paciente está apto a submeter-se a um procedimento cirúrgico, é necessário a realização de uma avaliação pré-operatória criteriosa do cirurgião plástico e ajustes se necessário.

Mas vale ressaltar que os métodos utilizados na mesa cirúrgica estão cada vez mais modernos e hoje já é possível realizar procedimentos com maior planejamento, segurança e precisão.

 

Mas, afinal, quais são as cirurgias mais procuradas?

 

Lifting facial

 

O nome técnico dessa cirurgia é ritidoplastia e sua função é diminuir os sinais de envelhecimento do rosto. Ela é responsável por diminuir a flacidez no terço médio da face, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e no canto do nariz, melhorar o tônus muscular e remover o excesso de gordura e pele.

O lifting tradicional costuma ser o mais indicado para pacientes na terceira idade e consiste em uma incisão no couro cabeludo, na região das têmporas, que se estende em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A partir daí, é possível retirar o excesso de pele, colocar implantes, enxertar gorduras e reposicionar tecidos.

Os resultados são excelentes, garantindo uma face mais rejuvenescida e com aparência descansada.

 

Abdominoplastia

 

Com o passar dos anos, é natural que ocorra a flacidez da região abdominal, que pode ser agravada por questões como gestações ou perdas radicais de peso. A abdominoplastia atua diretamente nesses casos, reconstruindo e reestruturando essa área do corpo.

Através dessa cirurgia, é possível remover o excesso de pele, eliminar a flacidez e melhorar o aspecto da região. Porém, vale ressaltar que o objetivo desse procedimento não é o emagrecimento.

Sua realização consiste, basicamente, em uma incisão entre a linha dos pêlos pubianos e o umbigo, onde o excesso de gordura, de tecidos e pele serão removidos. Depois, os músculos abdominais são costurados e a incisão é fechada.

 

Blefaroplastia

 

Os olhos também são grandes alvos dos sinais de envelhecimento. Por esse motivo, a blefaroplastia é um dos procedimentos mais procurados na terceira idade, afinal, deixa o olhar mais jovial e descansado.

Ela é indicada para casos de flacidez nas pálpebras, bolsas de gordura e eliminação de rugas em torno dos olhos. A cirurgia pode ser realizada nas pálpebras superiores, nas inferiores, ou em ambas.

Quem sofre com a ptose (queda da pálpebra por causas musculares) também pode se beneficiar com a cirurgia.

 

Mamoplastia

 

Com o passar do tempo, é muito comum que as mamas também sofram algum tipo de flacidez e queda. Nesses casos, a mamoplastia é indicada para cumprir diversas funções, como reduzir o tamanho das mamas, remodelar ou aumentá-las.

Esse tipo de cirurgia é indicada para mulheres que estão desconfortáveis com o formato ou tamanho das mamas, ou ainda, para aquelas que se sentem desconfortáveis com a flacidez adquirida com o tempo.

A técnica utilizada vai depender do objetivo da paciente, mas todas elas utilizam incisões mínimas na aréola ou próximos às axilas, tornando a cicatriz praticamente imperceptível.

 

Essas foram as principais cirurgias plásticas procuradas pela terceira idade.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números  (11) 95051-2021 | (11) 3287-3102 | (11) 92009-9748.

Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Alexandre Audi

Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007.Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento.Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).
5 1 voto
Avaliação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Damazia

Gostei muito do artigo, mas gostaria de tre informação sobre precos

Veja também

Rolar para cima
Fale Conosco!