Quando falamos em cirurgias plásticas, as próteses de silicone logo aparecem em nossa mente. A cirurgia de implante de mamas é uma das mais realizadas em todo mundo e é um grande sonho para muitas mulheres.
Isso porque não se trata apenas de aumentar o tamanho das mamas. Trata-se, na verdade, sobre a recuperação da autoestima para muitas mulheres que não se sentem confortáveis com o formato e volume dos próprios seios, que são grandes símbolos da feminilidade.
Mas quando falamos em colocar o silicone, precisamos levar em consideração além do procedimento em si e o pós operatório, a durabilidade dessas próteses. Este fator é muito importante para evitar problemas posteriores que podem ter consequências muito severas. Por isso, hoje falaremos sobre esse assunto!
Quanto tempo dura uma prótese de silicone?
Antes de qualquer coisa, precisamos explicar uma questão: por que falamos na durabilidade das próteses e não na validade?
A validade é referente ao tempo de um produto lacrado, sem uso. Já a durabilidade é o tempo que um produto dura, em uso. Por isso, dizemos que as próteses de silicone possuem durabilidade.
E esse tempo não é definitivo, tudo dependerá da forma como são utilizadas, do próprio organismo da paciente e assim por diante. Mas, geralmente, estima-se que as próteses durem em média de 15 a 20 anos.
Mas, mesmo na vigência desse período, é importante realizar exames periódicos com o cirurgião, já que cada caso merece atenção individual.
Um fato curioso é que as primeiras próteses colocadas em meados dos anos 80 possuíam uma durabilidade muito menor se comparado às de hoje. Com o passar dos anos, a evolução das técnicas de fabricação as tornou cada vez mais resistentes e tecnológicas, aumentando sua durabilidade.
Hoje em dia, as próteses se tornaram mais seguras e duradouras, mas mesmo assim ainda podem apresentar riscos para as mulheres se elas tiverem sua durabilidade negligenciada e acabarem ficando mal posicionadas ou até estourarem. Em muitos casos, as mulheres só procuram um médico cirurgião quando começam a sentir os primeiros sintomas. Por esse motivo, a manutenção com seu cirurgião plástico é tão necessária.
Quais os riscos de não fazer a manutenção adequada da prótese?
Com o passar do tempo, as próteses podem começar a apresentar pequenos rompimentos que podem causar dor e desconforto. Esses rompimentos podem evoluir para rupturas maiores e trazer sérios riscos para a saúde das pacientes.
O correto é que o acompanhamento periódico seja realizado logo após a cirurgia e mantido de tempos em tempos conforme a orientação do seu médico. Isso facilita o controle da estabilidade das próteses, que é realizado por exames de ressonâncias magnéticas e ultrassonografias.
Preventivos
Para maior durabilidade das próteses, após a cirurgia é necessário tomar alguns cuidados para que sua recuperação seja efetiva e tranquila. Alguns deles são:
- Evitar levantar peso ou levantar os braços acima dos ombros nas quatro primeiras semanas após o procedimento
- Evitar dormir de bruços
- Respeitar o tempo de repouso solicitado pelo seu médico, evitando fazer esforços durante este período
- Evitar expor os hematomas ao sol ou ao calor
- Utilizar sutiãs específicos para a recuperação
Mesmo depois de anos da realização da cirurgia, caso você note algum tipo de latejamento, coceira intensa ou inflamação nas glândulas mamárias, procure imediatamente o seu médico.
Se você possui próteses mamárias e deseja realizar o acompanhamento preventivo, entre em contato agora mesmo!
Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números (11)95051-2021 / (11)3287-3102 / (11)92009-9748
Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.