Saiba mais sobre Ginecomastia
A Ginecomastia é uma doença que ocorre em homens, de início geralmente na puberdade. É caracterizada pelo aumento das mamas, que podem ser causados por excesso de tecido mamário, peso ou até mesmo doenças.
É uma doença que tem cura, ainda na adolescência pode ser corrigida com lipoaspiração associada ou não à ressecção de excesso de pele e de glândula.
Principais causas
A ginecomastia pode ser causada por alterações nos hormônios masculinos e femininos, doença hepática, certos medicamentos que usam hormônios femininos, usa de esteróides anabolizantes, fumo de maconha ou drogas como testículos ou tumores pulmonares, hipertireoidismo, função tireoidiana Hipóxia, derrame pleural ou tuberculose.
Os medicamentos que comprovadamente causam o aumento das mamas em homens são cremes ou substâncias que contêm estrogênio, como: clomifeno, à base de cannabis, isoniazida, gonadotrofina, hormônio do crescimento,bussulfan, nitrossoureia, vincristina,cetoconazol, metronidazol, entre outros. Se o uso de medicamentos causar ginecomastia, ele deve ser interrompido tanto quanto possível.
Tipos de ginecomastia
Os tipos de ginecomastia incluem:
Ginecomastia de grau 1, em que ocorre o aparecimento de uma massa de tecido glandular mamário concentrado, como um botão ao redor da aréola, não existindo acúmulo de pele ou de gordura;
Ginecomastia de grau 2, em que a massa de tecido mamário está difusa, podendo haver acúmulo de gordura;
Ginecomastia de grau 3, em que a massa de tecido mamário está bastante difusa, havendo também, além da gordura, excesso de pele no local.
Como identificar e tratar?
Para identificar a ginecomastia, basta observar o tamanho e a forma dos músculos mamários masculinos. O aumento dos seios costuma ser perturbador e constrangedor para os homens porque está relacionado a fatores psicológicos, como constrangimento e restrições à prática de esportes e outras atividades sociais, como ir à praia ou usar roupas justas. O melhor tratamento para cada paciente deve ser indicado pelo cirurgião plástico.