O que é?
A gluteoplastia é uma cirurgia de aumento do glúteo, que visa remodelar a região e restaurar o contorno, a forma e o tamanho do glúteo para atingir fins estéticos ou corrigir deformidades causadas por sequelas como acidentes ou doenças.
Normalmente a cirurgia é com enxertos de gordura retirados de lipoaspiração de outras partes do corpo, que costumam produzir bons resultados estéticos quase sem cicatrizes, mas excepcionalmente pode realizada com implante de prótese de silicone, quando a paciente não possuir gordura ou já realizou uma lipoaspiração previamente.
Como ocorre a gluteoplastia com próteses de silicone?
A gluteoplastia realizada com próteses de silicone é realizada com uma pequena incisão entre os glúteospara a colocação da gordura. Geralmente utilizamos algo em torno de 200ml de gordura em cada glúteo. Quando não há gordura disponível, optamos por colocar os implantes de silicone, que são geralmente de formato oval ou redondo. O tamanho da prótese é escolhido pelo paciente, juntamente com o cirurgião plástico, de acordo com os objetivos estéticos e a técnica da cirurgia, mas geralmente contém cerca de 350 ml.
Como ocorre a gluteoplastia com enxertia de gordura?
A remodelação com enxerto de gordura, também chamada de lipoenxertia, é a melhor técnica, pois não há necessidade de uma nova cirurgia para troca de prótese. É feita com a introdução de células de gordura nas nádegas, que foram extraídas por lipoaspiração de outra região do corpo, como a barriga e pernas. Por este motivo, é possível combinar na mesma cirurgia, com a lipoaspiração, que é a lipoescultura de glúteos.
Tempo médio de cirurgia
O tempo médio do procedimento varia em torno de 3 a 5 horas, com anestesia que pode ser raquidural ou geral e é necessário apenas um dia de internação. Antes da cirurgia, o médico fará uma avaliação pré-operatória, com exame físico e exames de sangue, para detectar alterações que podem causar risco à cirurgia, como pressão alta, anemia ou risco de sangramentos.
Como é a recuperação?
– Tomar os analgésicos e anti-inflamatórios, receitados pelo médico, como diclofenaco e cetoprofeno, para aliviar a dor;
– Cabeceira da cama elevada 30 graus;
– Evitar se esforçar nos primeiros dias, iniciando exercícios com caminhadas longas após 30 dias, e outras atividades físicas mais intensas após 6 semanas.
– Seguir todas as recomendações indicadas pelo cirurgião.
Os resultados começam a ser vistos após duas semanas da operação, é quando o inchaço local diminui, mas, no entanto, os resultados definitivos só são considerados após 12 meses do procedimento.
Curativos
A paciente poderá lavar a região no primeiro dia após a cirurgia, e tomar o cuidado de secá-la bem após cada banho e aplicar solução antisséptica. Para ir ao banheiro não há nenhuma restrição; deve-se fazer a higiene com água e sabonete e tomar os mesmos cuidados do banho.
Cicatrizes
A cicatriz fica localizada no sulco interglúteo, (entre os dois lados do bumbum), um local bastante escondido e de boa cicatrização.