O pré-operatório é um dos passos mais vitais que precedem a cirurgia. Por isso, é preciso estar atento ao que se pode ou não fazer antes dela, bem como, todos os cuidados necessários. Assim, saiba mais sobre essas questões e como você deve se preparar.
Qual a importância do pré-operatório?
Muitas questões sobre o resultado da cirurgia dependem do pré-operatório. Nesse sentido, o estado do corpo no momento da mesma afeta de forma direta em questões como:
- A chance de possíveis complicações;
- Circulação do sangue;
- Os riscos no sistema respiratório;
- O nível de sangramento.
É crucial que se siga todas as direções do médico para evitar problemas, bem como, para garantir que seu corpo esteja o mais saudável possível para passar pelo procedimento.
A verdade é que as chances de sucesso da cirurgia estão ligadas a esses cuidados prévios. Portanto, deve-se realizar todos os exames pedidos e seguir todos os passos para que dê tudo certo.
Seja pontual antes da cirurgia
Antes da internação no hospital é feito todo um protocolo para confirmar várias informações. Por exemplo, o horário da cirurgia, se tem um quarto livre e seus dados pessoais. Então, é preciso chegar no mínimo 2 horas antes para evitar atrasos.
Não esqueça os documentos
Lembre-se de levar todos os exames feitos para a cirurgia, pois eles têm dados importantes. Isto é, se você está saudável para participar dela e cuidados específicos com seu caso.
Não se deve esquecer também a autorização para o procedimento. Afinal, sem ele o hospital não vai liberar a internação. Ou seja, todos os dados devem estar claros para evitar diversos problemas.
Siga a orientação de jejum
Um cuidado crucial do pré-operatório é o jejum que se deve fazer antes de internar. Assim, em cirurgias como a lipoaspiração, é preciso ficar 8 horas sem a ingestão de sólidos ou líquidos. Desse modo, também se evita algumas possíveis complicações.
Por que é necessário?
No momento da cirurgia, a produção de suco gástrico deve estar baixa. Contudo, isso só é possível se não tiver alimentos ou líquidos no estômago. Dessa forma, não terá o risco do suco voltar para o esôfago e o pulmão.
É um cuidado que muitos não entendem sua importância, mas cada detalhe afeta o andamento da cirurgia. Então, obedeça às direções para ajudar no sucesso da mesma.
Quais os cuidados com as mãos e cabelos?
Mais uma direção a se seguir no pré-operatório tem a ver com as mãos e cabelos. Nesse sentido, mesmo que pareça algo simples, eles devem estar adequados para a internação. Ou seja, para esse fim, existem algumas proibições como:
- Não estar com base ou esmalte nas unhas;
- Nem unhas de gel ou acrílico;
- Não estar com os cabelos molhados.
São detalhes básicos, mas que também fazem diferença em todo o processo da cirurgia. Portanto, esteja com essas regiões do corpo preparadas para que não haja atrasos na liberação.
Pode ter um acompanhante?
Em muitos casos o acompanhante não é preciso no pré-operatório e o paciente pode se internar sozinho. Além disso, os enfermeiros cuidam de todo o cuidado enquanto ele estiver no quarto. Contudo, é preciso de alguém para acompanhá-lo na alta.
Acompanhamento na alta
Depois da cirurgia, o corpo da pessoa fica frágil e mais fraco do que de costume. Portanto, ter alguém para ajudá-la a sair do hospital é ideal para que ela não tenha dificuldades.
Bebidas alcóolicas podem ser ingeridas?
Por mais que seja um pouco óbvia a proibição, muitos não tomam esse cuidado nos dias anteriores. Contudo, a ingestão de bebidas alcoólicas está proibida num período de 7 a 15 dias antes do procedimento.
Em dias normais, esses produtos já são prejudiciais à saúde. Dessa maneira, elas prejudicam ainda mais quando o corpo passa pela cirurgia. Assim, traz várias complicações significativas a ele.
O álcool gera muitos riscos
A presença de álcool gera várias mudanças no organismo que atrapalham o processo operatório. Ainda, colocam em risco a vida do paciente por causar reações como por exemplo:
- Aumento da perda de água e desidratação;
- Afina o sangue e aumenta as chances de sangramento;
- O deixa mais sensível à dor;
- É perigoso se misturado com medicamentos, e pode cortar seu efeito;
- Aumenta os riscos de problemas no coração e dificuldades respiratórias.
Ingerir bebida alcóolica pouco tempo antes da cirurgia pode ser uma questão de vida ou morte. Assim, mesmo que esse risco extremo não seja para todos os casos, a proibição deve ser respeitada.
Exercícios e descanso fazem muita diferença
Uma questão que está ligada não só ao pré-operatório, mas à qualidade de vida, é o cuidado com a saúde. Desse modo, alguns hábitos diários afetam muito na operação como:
- A prática regular de exercícios físicos;
- 7 horas de sono por noite.
Essas práticas contribuem muito para que o corpo esteja saudável para a cirurgia. Além disso, ajudam na recuperação durante o pós-operatório e podem até mesmo acelerá-lo. Então, inclua esses hábitos em sua rotina não só para esses casos, mas para viver melhor.
Cuidados com o corpo para o pré-operatório
Alguns cuidados extras com o corpo são vitais em certos tipos de cirurgia. Nesse sentido, confira os tópicos a seguir e entenda melhor quais são esses casos e quais ações a se tomar.
Cuidados com a pele
Em alguns casos, é preciso que o paciente passe por um banho pré-operatório. Isto é, uma limpeza feita com sabonete ou solução antisséptica para tirar as sujeiras da pele. Dessa forma, se evita possíveis infecções durante o processo.
Perda de peso
Na cirurgia bariátrica, uma redução de cerca de 5 a 10% do excesso de peso é ideal. Assim, o motivo é pela sua complexidade que envolve não só a redução do estômago. No entanto, esse processo vale para outros procedimentos como:
- Cirurgia plástica;
- Lipoaspiração;
- Aplicação de próteses de mama.
A perda de peso é crucial para garantir que o corpo esteja o mais saudável possível. Além disso, acelera o tempo de cirurgia e pode fazer com que o processo de recuperação seja mais rápido.
Um cuidado extra: dieta equilibrada e nutritiva
Não só para os casos acima, como também para qualquer outro, uma dieta equilibrada deve ser seguida. Dessa maneira, não terá problemas com falta de nutrientes que podem adiar a cirurgia. Além disso, facilita a coagulação e a cicatrização no pós-operatório.