Alexandre Audi

Rinoplastia e Rinomodelação

O nariz é uma das partes mais evidentes da nossa face e têm forte impacto em nossa identidade visual. Muitas pessoas se incomodam com o aspecto do nariz, por ser largo ou fino demais, a ponta sem definição e caída, dorso alto ou curto, torto, enfim diversas deformidades que abalam a autoestima e até a qualidade de vida.

 

Por esse motivo, a rinoplastia está entre as dez cirurgias mais realizadas no Brasil. Apesar de ser uma cirurgia muito realizada, vale a ressalva de que é necessária uma análise criteriosa do rosto do paciente como um todo para identificar as alterações nasais que destoam da face e, depois, alinhar as expectativas, levando-se em consideração o que pode ou não ser feito de acordo com o formato do rosto.

 

O maior objetivo da rinoplastia é obter uma mudança sutil, sem artificialidades minimizando as características que desagradam o paciente.

 

Por se tratar de uma região muito central da face e relacionada à identidade, muitas pessoas se sentem inseguras de serem submetidas à ela, tanto por medo da perda da identidade, da dor, da anestesia ou da obstrução nasal temporária (que atualmente nem existe mais pelo não uso dos tampões).

 

O fato é que muita gente deixa de realizar a rinoplastia por total aversão à cirurgias. Para alguns casos selecionados, existe ainda uma alternativa menos invasiva, que vem ganhando muita popularidade nos últimos anos: a Rinomodelação com Fios de PDO.

 

Ao longo desse texto, iremos discutir essas duas possibilidades e esclarecer todas as dúvidas a respeito dos assuntos. Vamos começar?

A rinoplastia

Embora seja muito conhecida por tratar questões estéticas, a rinoplastia também é responsável por corrigir problemas obstrutivos nasais como a hipertrofia dos cornetos inferiores, sinusites crônicas, sangramentos, desvios nasais, fraturas prévias ou do septo nasal.

Quanto às questões estéticas, é possível tratar a maioria das alterações congênitas no nariz. Ponta nasal sem definição, caída, o dorso nasal deprimido ou hipertrofiado, nariz largo ou muito fino, columela curta, entre outros.

O procedimento é realizado visando a naturalidade. Por esse motivo, realizamos apenas uma incisão discreta na columela. O paciente fica totalmente desacordado durante a realização da cirurgia, com o uso de uma anestesia geral.

Quando falamos do pós-operatório de uma rinoplastia, existem alguns cuidados que precisam ser tomados pelo paciente após a realização do procedimento. Entre eles, o uso do molde no dorso nasal por 7 dias e de compressas úmidas no nariz e nos olhos, além do uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios conforme a orientação médica.

Vale lembrar que é um procedimento definitivo, por isso é extremamente importante buscar um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para minimizar os riscos e garantir um resultado satisfatório.

 

A Rinomodelação com Fios de PDO

 

A Rinomodelação com Fios de PDO (polidioxanona), também conhecida como lifting nasal, é um procedimento bem mais simples que a rinoplastia, sendo uma alternativa minimamente invasiva que traz resultados satisfatórios para pessoas que ainda estão em dúvida se querem ou não realizar a cirurgia definitiva.

A técnica tem como objetivo projetar a ponta do nariz e nivelar o dorso com o objetivo de conferir harmonia ao rosto do paciente. Além do efeito lifting, os fios de PDO também estimulam a produção de colágeno, promovendo a firmeza da pele.

 

Um dos pontos positivos é que o procedimento é realizado no próprio consultório, apenas com anestesia local e sem cortes. Sendo assim, o paciente está pronto para retomar suas atividades normalmente após a sessão que dura em média 1h.

 

Vale ressaltar, no entanto, que o procedimento não é definitivo e possui duração de aproximadamente 1 ano. Depois desse período, é necessário realizá-lo novamente. Além disso, a rinomodelação não é uma opção de tratamento para problemas funcionais do nariz.

 

Qual deles é a melhor opção?

Não existe “a melhor opção”. São procedimentos diferentes, com indicações diferentes. Por isso, é essencial uma consulta com seu médico para um tratamento individualizado.

 

Muitas vezes, a rinomodelação é o suficiente para determinados pacientes. Mas, para outros casos, apenas a rinoplastia sanará todos as necessidades respiratórias e estéticas. A única forma de saber o que é melhor para o SEU caso é através da consulta médica.

Se você tem interesse de saber qual deles é o mais indicado para você, entre em contato agora mesmoe agende uma consulta: (11)95051-2021 / (11)3287-3102 / (11) 92009-9748

 

Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, consultório 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

Alexandre Audi

Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007.Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento.Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).
5 1 voto
Avaliação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

Rolar para cima
Fale Conosco!