Alexandre Audi

Tudo que você precisa saber sobre Lipoaspiração com Lipoescultura

A lipoaspiração com lipoescultura é um dos procedimentos estéticos invasivos que mais ganhou posição de destaque entre os pacientes. Isso porque a cirurgia é como uma “evolução” da lipoaspiração, que usa a gordura localizada retirada do paciente para promover uma melhora na silhueta de determinadas partes do corpo.

 

Hoje vamos compreender melhor sobre como a cirurgia é realizada, como é a recuperação e quais são as indicações da lipoescultura.

 

Vamos começar?

 

Como é a lipoescultura?

 

A lipoescultura é feita em duas etapas. Primeiro, é realizada a lipoaspiração, que consiste na retirada de gordura localizada de regiões como abdome, dorso, culotes, costas, área lateral das mamas é descartada.

 

Depois disso, essa gordura que já foi removida na lipoaspiração é preparada e realocada em outras áreas do corpo, como face, glúteos e quadril, por exemplo, tornando a silhueta mais simétrica e harmônica. Sendo assim, a lipoescultura, também conhecida como lipoenxertia, surge como uma forma de melhorar ainda mais o contorno corporal.

 

O excesso de gordura retirado passa por uma espécie de purificação no qual é removido a solução filtrada, o plasma, a gordura líquida e o óleo. O resultado é uma gordura limpa e positiva pronta para ser enxertada.

 

Em seguida, ela é aplicada nas regiões onde há necessidade de maior alinhamento estético como glúteos, coxas, panturrilhas e até o rosto. Além disso, também pode ser utilizada para recuperar áreas que sofreram algum tipo de trauma.

 

No entanto, vale aqui um alerta: assim como a lipoaspiração tradicional, a lipoaspiração pode retirar até no máximo 7% de gordura do peso corporal ideal do paciente, ou seja, esse não é um procedimento indicado para pacientes obesos que querem perder peso. Aliás, pacientes que estejam muito acima do peso ideal não possuem indicação para realizar esse procedimento.

 

Quais são as contra-indicações?

 

Como dito anteriormente, a obesidade é um caso em que esse tipo de cirurgia não é indicada, já que ela é direcionada apenas para sanar aquelas gorduras localizadas que persistem, mesmo com a realização de exercícios físicos e uma alimentação regrada.

 

Outros casos que podem contra-indicar a realização são pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças pulmonares, entre outras. Todo paciente que deseja realizar o procedimento deve passar por uma rigorosa avaliação médica para identificar se está apto ou não à cirurgia.

 

Existem riscos?

 

Todo procedimento cirúrgico pressupõe riscos. No entanto, desde que todos os protocolos de segurança sejam respeitados e que a equipe de profissionais seja altamente capacitada, os riscos são baixos.

 

Como é o pós operatório?

 

A lipoaspiração com lipoescultura é uma cirurgia que requer técnica e experiência do cirurgião plástico para evitar complicações. É normal que dores, hematomas e sensibilidade no local sejam relatadas no pós-operatório por ser um procedimento invasivo, o que é atenuado com as medicações prescritas após a realização do procedimento.

 

O prazo para que o paciente retorne para suas atividades aos poucos é, em geral, de 72h. Mas, isso é variável, já que cada um responde de determinada forma, sendo assim, é preciso seguir à risca as orientações do cirurgião responsável pelo procedimento.

 

O uso da cinta modeladora é necessário, pois mantém os resultados e facilita a cicatrização. Para melhorar ainda mais o pós-operatório, sessões de drenagem linfática são indicadas.

 

E quanto aos resultados?

 

O aumento do contorno e do volume nas regiões enxertadas acontece imediatamente após a realização da cirurgia. No entanto, o resultado definitivo só é visto em até 6 meses por conta do inchaço.

 

É importante ressaltar que o sucesso da lipoescultura vai além do momento da cirurgia, abarcando também o pós-operatório e o que chamamos de qualidade histológica da gordura.

 

A qualidade histológica se refere à capacidade do adipócito, a célula de gordura, não ser reabsorvida pelo organismo. Mas, mesmo que o material utilizado seja de ótima qualidade, ainda assim haverá uma porcentagem de reabsorção da gordura.

Por isso, é importante manter o resultado com uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Com esses cuidados é possível garantir que sua lipoescultura tenha efeitos por um longo período de tempo!

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números  (11)95051-2021 / (11)3287-3102 / (11)92009-9748

Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Alexandre Audi

Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007.Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento.Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).
0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também

Fale Conosco!