Você já ouviu falar na lipoenxertia? Essa técnica de cirurgia plástica é uma ótima opção para aqueles pacientes que buscam melhorar a forma e o volume de algumas partes do corpo como rosto, glúteos e seios.
Esse será nosso assunto neste artigo. Se quiser saber mais sobre a técnica, quais são as suas indicações e outras particularidades dessa cirurgia plástica que ganha cada vez mais adeptos, continue a leitura!
O que é lipoenxertia?
Essa técnica consiste na utilização de uma gordura, naturalmente presente no corpo, retirada principalmente das costas, do abdome e dos flancos para preencher ou definir várias partes do corpo. Algumas áreas mais comuns para a Lipoenxertia são:
- Seios
- Glúteos
- Região dos olhos
- Lábios
- Queixo
- Coxas
Para realização dessa técnica, é necessária uma lipoaspiração, que pode ser feita em áreas do corpo como abdômen, flancos, costas e até pescoço. A gordura retirada, ao invés de descartada, como ocorre tradicionalmente na lipoaspiração, é realocada em outras partes do corpo.
Vale ressaltar que essa gordura passa por um processo especial de limpeza, dessa forma, o paciente garante um enxerto com o mínimo de impurezas possíveis.
É claro que a lipoenxertia não pode ser comparada a uma prótese, tendo em vista que o corpo possui um número limitado de gordura. Portanto, as modificações realizadas devem seguir esse limite.
Mas, ao contrário do que tradicionalmente se pensa, essa não técnica não é um procedimento temporário. O que acontece é que a gordura utilizada para o preenchimento constitui-se de células vivas (adipócitos), que quando integrados na nova região, continuam lá, se reproduzindo para sempre, tornando o procedimento definitivo, uma vez que elas se integram à região.
Principais indicações
Existem diversas indicações, no entanto, tudo depende do desejo do paciente e da análise realizada por um cirurgião plástico capacitado para a cirurgia. Assim, a melhor técnica é utilizada para cada caso e os melhores resultados possíveis ficam mais fáceis de serem atingidos.
As principais indicações para a lipoenxertia são:
➔ Seios
Esse tipo de aplicação é indicado para fazer leves correções de assimetrias e formas, modificando o contorno. Também pode ser utilizado para aumentar discretamente o volume (sendo que essa não é a principal indicação) ou tornar o aspecto da prótese ainda mais natural.
➔ Glúteos
O foco principal da lipoenxertia nos glúteos é corrigir assimetrias e diferenças de tamanho. Também é possível melhorar o contorno, tornando a área mais harmônica.
➔ Rosto
O interessante da lipoenxertia na face é que ela pode ser utilizada não apenas para áreas como queixo, que pede uma maior projeção, mas também para restaurar o volume facial com o objetivo de atenuar linhas de expressão ou rugas.
Como é o pós-operatório?
A recuperação da Lipoenxertia costuma ser mais rápida, se comparada com outros tipos de cirurgia. Logo após a realização do procedimento, é natural que o paciente sinta alguns pequenos desconfortos e dores. A região também estará inchada e pode ter alguns hematomas.
Dessa forma, o cirurgião receitará medicamentos e passará orientações para o pós-operatório, que devem ser seguidas à risca.
O retorno às atividades cotidianas é gradual e pode variar de caso para caso, já que os critérios variam de acordo com a área onde o enxerto é realizado.
Se você ficou interessada nesse tipo de cirurgia e gostaria de mais informações, entre em contato!