Alexandre Audi

Cirurgias ou Procedimentos Minimamente Invasivos para o Rejuvenescimento da Face e do Pescoço?

Todo mundo quer manter o rosto com aquele aspecto jovial por mais tempo, não é mesmo? O rejuvenescimento facial é um dos efeitos mais procurados por pacientes que buscam procedimentos estéticos.

Os primeiros sinais do envelhecimento costumam aparecer no rosto. As famosas “rugas de expressão”, a queda das pálpebras e o “bigode chinês” são alguns dos principais sinais que despertam esse incômodo estético com o passar dos anos.

E é por isso que hoje abordaremos essa questão e apresentaremos quais são os procedimentos minimamente invasivos e as cirurgias para resultar em um rosto mais jovial e estético.

Cirurgia ou procedimentos minimamente invasivos?

Antes de apresentar todas as possibilidades, vale a pena compreender quais as diferenças entre a cirurgia e os procedimentos minimamente invasivos.

As cirurgias são procedimentos muito maiores e mais demorados e com uma recuperação mais prolongada, já que atingem camadas profundas e muitas vezes moldam completamente a região. Isso garante uma durabilidade maior, que obviamente pode variar de acordo com a técnica e os cuidados do pós-operatório.

Em contrapartida, os procedimentos minimamente invasivos são realizados no consultório médico e possuem recuperação extremamente rápida. No entanto, sua durabilidade é menor e necessita de frequência de procediementos para que o resultado perdure.

A opção mais adequada para o seu caso deve ser avaliada por um cirurgião plástico. Assim, é possível encontrar a melhor solução de acordo com as particularidades de cada paciente.

Vale ressaltar que envelhecimento facial não ocorre de forma uniforme em todo o rosto. Ele é multifatorial, o que significa que existem regiões em toda a face que apresentam maiores sinais de envelhecimento que outras, como rugas, perda de volume e flacidez, em diferentes graus.

Por esse motivo, é necessário analisar cada uma dessas regiões separadamente e, quando necessário, realizar uma combinação de técnicas para promover esse efeito rejuvenescedor no rosto como um todo.

 

Procedimento Minimamente Invasivos para o Rejuvenescimento Facial

 

  • Preenchimento com Ácido Hialurônico

Consiste na aplicação de ácido hialurônico, uma substância igual à que é produzida naturalmente pelo nosso organismo em pequenas quantidades (1 ml por aplicação), em um plano bem superficial, para simplesmente “harmonizar a face” e dar um ar de leveza, sem nenhuma mudança brusca. Conseguimos minimizar sinais de expressão como o “bigode chinês” e pequenas rugas. O objetivo é justamente de rejuvenescer com muita discrição e que ninguém perceba que houve qualquer procedimento invasivo. A aplicação dura 20 minutos e a paciente pode retornar às atividades habituais, logo após.

 

  • MD Codes

O MD Codes é uma técnica que consiste na aplicação de ácido hialurônico em grandes quantidades (10 a 20 ml), em plano profundo na face para grandes alterações na face. No MD Codes, o preenchimento é realizado para repor o volume perdido na região malas, nas bochechas, mandíbula, maxila, olheiras entre outros.

 

  • Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma substância popularmente conhecida como Botox. Ela é utilizada para o tratamento de marcas de expressão e rugas dinâmicas. Sua função é paralisar a musculatura que dá origem a esses sinais de envelhecimento.

 

  • Bioestimuladores de Colágeno

Um dos principais sinais do envelhecimento é a flacidez e a perda do tônus, o que gera pálpebras e bochechas caídas, por exemplo. Os bioestimuladores de colágeno atuam diretamente nesse ponto, pois tem a função de induzir a produção de colágeno natural da pele. Isso garante uma melhora na aparência, tornando-a mais firme e rejuvenescida.

 

  • Fios de Sustentação polidioxanona (PDO)

Aplicados na camada profunda da derme, os fios de PDO estimulam a formação do colágeno e elastina que promovem o rejuvenescimento, além de tracionar e levantar a pele, sendo muito indicado para levantar as maçãs do rosto e eliminar o bigode chinês e a papada

 

 Cirurgias para o Rejuvenescimento Facial

 

  • Lifting facial

O lifting facial completo, também conhecido como ritidoplastia, tem como objetivo principal diminuir a flacidez, sulcos e rugas, além de minimizar a gordura e o excesso de pele. As incisões e a forma de realização vai depender da área a ser tratada, que pode variar entre terço superior, médio, inferior e incluir, inclusive, a área do pescoço.

 

  • Blefaroplastia

Esse tipo de procedimento cirúrgico é feito nas pálpebras, diminuindo a flacidez e o excesso de pele na região dos olhos. Além disso, também corrige questões estéticas como ptose ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra superior pela musculatura ou excesso de pele) e ainda retira as bolsas de gordura. A incisão é realizada na dobra da pálpebra, por onde é removido o excesso de gordura e pele, garantindo uma cicatriz discreta.

 

Esses foram alguns dos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que têm como resultado o rejuvenescimento facial. Mas, vale ressaltar a importância de sempre procurar um profissional experiente e qualificado para garantir o sucesso do procedimento, seja ele cirúrgico ou não.

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato através dos números  (11) 95051-2021 / (11) 3287-3102 / (11) 92009-9748

Meu consultório em São Paulo está localizado na Alameda Santos 455, conjuntos 1210 e 1211. Os horários de atendimento são de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

Alexandre Audi

Alexandre Audi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2007.Cirurgião Plástico da Retaguarda e do Núcleo de Feridas Complexas do Hospital Sírio Libanês. Doutorado em andamento.Primeiro Tenente Cirurgião Plástico do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP).
5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também

Fale Conosco!